Share Button

As 4 qualificações desejadas de um profissional de TI que busca recolocação

 

Nós da ideativeLab, ajudaremos você a criar a sua estratégia, caso queira baixar o e-book gratuito é só clicar aqui.

E-book gratuito: um guia passo a passo para o profissional de TI criar a sua estratégia e conseguir uma recolocação de sucesso!

Muitos profissionais qualificados estão pela primeira vez buscando a recolocação profissional e se deparam com vários obstáculos: instabilidade emocional, falta de clareza, falta de foco, indecisões; resumindo, sentem-se perdidos.

A demissão deve ser encarada como uma fase dentro do ciclo profissional. Assim como você é contratado e recebe promoção, também pode ser desligado da empresa.

Buscar uma recolocação é um trabalho pesado, pois exige dedicação, esforço, disciplina e foco. Mas a maioria das pessoas, por não conhecerem como funciona o mercado, acreditam que a recolocação se restringe a: reescrever e enviar o currículo para conhecidos e amigos e se candidatar a vagas.

O este processo exige uma boa estratégia que demandará ao menos 10 horas de trabalhos diários.

Dica: continue acordando no mesmo horário e utilize um local adequado em sua residência, que será seu escritório durante essa fase. Lembre-se que você não está em férias.

As 4 qualificações desejadas

Independentemente da posição que esteja almejando para voltar ao mercado de trabalho, as qualificações que vou falar, são requisitos obrigatórios para sua jornada:

  1. INTEGRIDADE – Seja honesto em qualquer circunstância. Não minta para as pessoas, não invente competências ou habilidades que não tenha durante a entrevista ou quando escrever o seu currículo. Lembre-se, o velho ditado diz: a mentira tem perna curta.
  2. VONTADE DE APRENDER – Tenha o desejo de aprender coisas novas todos os dias. Infelizmente, vejo muitos profissionais reclamando da situação e ficam paralisados diante dela, tenha em mente que os profissionais mais bem remunerados e que atuam nos melhores projetos ou posições, são aqueles que gostam do que fazem, por isso eles procuram o conhecimento, o aprendizado continuo. Então, comece hoje a procurar assuntos que são relevantes à sua função que farão parte do seu posicionamento.
  3. HUMILDADE – Reconheça limitações, carências, quer pessoais, quer profissionais. Faça reflexões diárias sobre isto, identifique em momentos passados, onde errou e acertou, pois no que errou, é hora de corrigir, para não cometer mais erros. Lembre-se, você precisa criar empatia com as pessoas que tem contato e reconhecendo suas limitações e carências é o ponto de partida para isto.
  4. ESPÍRITO EMPREENDEDOR – Tenha foco e pensamento positivo. A primeira coisa que deve fazer é parar de olhar para tudo, ou seja, distribuir seu currículo para todos não vai funcionar, crie uma estratégia. Você deve transmitir confiança, para isso precisará se conhecer melhor, treinar sua fala antes de ir às entrevistas, estudar cada ponto relevante que colocou no seu currículo, pois será questionado sobre isto. Dessa forma, passará uma imagem positiva para você e para o entrevistador. Seja sempre positivo, tenha visão, atitude, decisão e coragem não espere que seus colegas e amigos consiga um trabalho para você. Arregace as mangas e vai à luta, pois a recolocação depende pelo menos 80% ou mais de você mesmo.

Se você gostou desse vídeo clique em curtir e compartilhe para um colega ou amigo profissional de TI que conheça e precisa de ajuda para conseguir um novo trabalho.

Um forte abraço e nos vemos no próximo vídeo!

Reinaldo Gandelini

Recolocação profissional TI

Share Button