Share Button

Você tem dificuldades em começar uma conversa com outros profissionais e construir um relacionamento? Se sua resposta é sim, fique tranquilo, você não é a única pessoa que passa por isto.

Muitos profissionais esquecem desta atividade muito importante por diversos fatores, mas o principal, que quero destacar hoje, é, a dificuldade, o medo e o receio em abordar um profissional e começar uma conversa genuinamente interessante.

Caso você tenha baixado o e-book sobre a recolocação profissional, instruímos você no passo de número 11 a falar com os profissionais-chave – pessoas que tem interesse em conhecer para conversar sobre o mercado, tecnologia e assuntos em comuns. Devido à dificuldade em não saber o que falar, alguns profissionais de TI que buscam a recolocação travam neste ponto e percebendo isto, pensamos em criar um roteiro em três passos para descomplicar o seu networking. Saiba que ele é responsável por pelo menos 70% das contratações.

Para que tipo de situação este roteiro é recomendado:

  1. Estreitar um relacionamento com profissionais ou amigos que tenha trabalhado em outras empresas;
  2. Conhecer novos profissionais da área.

Quais os benefícios que isto poderá trazer:

  1. Reatar um contato importante;
  2. Validar as competências e habilidades que você considera para a posição que deseja;
  3. Validar informações relevantes do mercado e da empresa;
  4. Se posicionar na mente dessa pessoa como um profissional competente;
  5. Conhecer um pouco mais sobre as políticas e cultura da empresa;
  6. Ficar sabendo de oportunidades que estão ou serão abertas em breve.

Queremos deixar claro que existem outras maneiras para você conhecer pessoas e construir a sua rede de relacionamentos e recomendamos que as utilize:

  1. Eventos;
  2. Meetups;
  3. Grupos no LinkedIn, fóruns e Facebook;
  4. Escrevendo artigos para sites de TI e outros.

Passo número 1: faça uma lista dos chamados contatos “quentes”

Abra um bloco de notas ou uma planilha em excel, depois, vá até sua agenda do celular e comece a listar os profissionais com quem já trabalhou, amigos da área ou até familiares que trabalham com TI.  Dica: selecione aqueles contatos que gostam do que fazem, pois com certeza as suas chances serão maiores. Tenha em mente, as pessoas gostam de falar sobre assuntos que são interessantes no ponto de vista delas.

Para cada contato-alvo identificado, escreva o nome, o telefone e o e-mail dessa pessoa. Uma outra forma de explorar contatos-alvo diretos e indiretos é através da ferramenta LinkedIn e você pode localiza-los seguindo os seguintes passos:

1 – Entre no LinkedIn com suas credenciais e na barra superior de pesquisa, digite a palavra-chave e para ilustrar o nosso exemplo, utilizaremos a palavra “Private Cloud“.

Como pesquisar por profissionais de TI no Linkedin

Como pesquisar por profissionais de TI no Linkedin

2 – Será listado todos os seus contatos que possuírem a palavra-chave dentro do perfil. Se na listagem do seu resultado mostrar profissionais de contatos diretos (primeiro grau), muito bem, coloque-os na sua lista. Por outro lado, também aparecerão alguns profissionais indiretos (segundo grau) que estão ligados aos seus contatos diretos. No exemplo, identifiquei no meu resultado, o Cássio como um contato-alvo indireto.

Resultado da pesquisa: encontrando o contato-alvo indireto.

Resultado da pesquisa: encontrando o contato-alvo indireto.

3 – Caso tenha identificado um contato-alvo indireto interessante. Entre no perfil dele e observe quem de seus contatos está conectado a ele. Cuidado, não adicione ainda, pois sem uma apresentação, este profissional poderá se tornar um contato frio e, provavelmente, você terá dificuldades para ter à atenção dele.

Como você esta conectado contato indireto

Como você esta conectado contato indireto

4 – Pode ser que apareça mais de um contato direto conectado ao contato-alvo, neste caso, escolha o seu contato direto que tenha mais afinidade, relacionamento ou amizade. No meu exemplo, como eu já trabalhei com o Haroldo durante algum tempo, então é mais provável que consiga conhecer o Cássio através dele, já que ambos têm um outro fator importante, trabalham na mesma empresa.

Clique em "MAIS" e descubra quais contatos estão conectados aos contato indireto ou contato-alvo.

Clique em “MAIS” e descubra quais contatos estão conectados aos contato indireto ou contato-alvo.

Escolha o melhor contato direto que está conectado ao indireto ou contato-alvo

Escolha o melhor contato direto que está conectado ao indireto ou contato-alvo

5 – Agora é só enviar a mensagem para o seu contato direto escolhido e esperar que ele te apresente ao contato-alvo.

Mensagem apresentação ao contato indireto.

Mensagem apresentação ao contato indireto.

Caso não lembre de nenhum amigo que trabalha na área de TI, liste as pessoas mais próximas e faça o mesmo processo acima. Às vezes, essa pessoa conheça algum profissional com quem possa conversar.

Antes de seguir para o próximo passo, liste pelo menos 10 contatos.

Passo número 2: ligue ou envie um e-mail para o contato “quente” e marque um encontro

Lembre-se, saiba que as pessoas gostam de falar sobre assuntos que lhes interessam, por este motivo você vai procurar profissionais que gostam do que fazem.

Sabemos que a tecnologia auxilia muito o nosso trabalho, porém dê preferência ao telefone nesta ocasião, pois uma ligação é muito mais forte que enviar um e-mail (talvez a pessoa não leia e passe batido), além de ser muito mais provável que consiga marcar o encontro através deste telefonema. Em último caso, envie um e-mail.

Então, pegue o telefone e marque um bate-papo, deixe claro que o seu contato-alvo pode beneficiar-se com a conversa de vocês, então comece assim:

Gostaria de conversar com você sobre Cloud Computing, sei que este assunto é bem interessante. Estou estudando muito sobre (Private Cloud ou Desenvolvimento de App na nuvem etc). O Haroldo comentou que você está neste mercado, então pensei na possibilidade de você me dar algumas dicas e também gostaria de compartilhar minhas ideias sobre esta tecnologia e sobre o mercado de Cloud. Poderíamos marcar um bate-papo por Skype ou se possível tomar um café nesta semana? ”.

Caso a pessoa não se interessar, peça a ela uma referência, ou seja, que ela te apresente um outro profissional que possam trocar experiências.

Falando com uma referência.

Olá Cássio, eu sou o Reinaldo [este é você], o Haroldo me passou o seu contato. Sou um profissional da área de TI e estou estudando muito sobre Cloud Computing. Ele me disse que você é especialista nesta área. Gostaria de conversar com você sobre este tema, sei que este assunto é bem interessante. Meu segmento de estudo é sobre (Private Cloud ou Desenvolvimento de App na nuvem etc). Sei que você está neste mercado, então pensei na possibilidade de você me dar algumas dicas e também gostaria de compartilhar minhas ideias sobre esta tecnologia e sobre o mercado de Cloud. Poderíamos marcar um bate-papo por Skype ou se possível tomar um café nesta semana? ”.

Caso não tiver sucesso no primeiro contato, avance para o próximo, mas não desista! Tenho certeza que, se o seu contato for genuíno, conseguirá falar com a maioria dos profissionais que listou.

Passo número 3: planeje o que falar no encontro

Baseado nos interesses em comum, elabore algumas perguntas sobre o objetivo da conversa, abaixo deixo algumas perguntas-exemplo para você ter insights:

1 – O que motivou você a trabalhar com Private Cloud?

2 – Como você começou a trabalhar com Private Cloud?

3 – Qual foi o primeiro passo para aprender a tecnologia?

4 – Como conseguiu este trabalho na empresa X?

5 – Como você enxerga o futuro da organização e do mercado utilizando esta tecnologia?

É bem provável, que você nem precise fazer todas essas perguntas, pois no decorrer do bate-papo, vocês falarão muito mais coisas e essas perguntas aparecerão em formas de relatos e acontecimentos da vida profissional dele.

Não esqueça de compartilhar a sua visão sobre a tecnologia e o mercado.

Existem outras formas para desenvolver o networking, porém nós, da ideativeLab, recomendamos que você comece por estes três primeiros passos, desta forma, você terá mais confiança na construção de relacionamentos e networking.

Deixe os seus comentários dizendo o que acha sobre este assunto. Compartilhe este artigo para um amigo profissional de TI que esteja precisando.

Um forte abraço e nos vemos em breve!

ebook gratuito sobre a recolocação profissional

Share Button