Share Button

Para retornar ao mercado de trabalho você necessariamente passará por algumas entrevistas. Existe uma série de passos antes de chegar nessa etapa e que vão muito além da costumeira candidatura a vagas.

Como atualmente o número de candidatos por vaga é muito elevado, você precisará de uma estratégia para chegar até essa fase, mas uma vez chegando, precisará aproveitar essa oportunidade.

Como você está se preparando para as entrevistas de emprego?

O momento da entrevista em um processo de recolocação, é o ponto mais importante, a hora do show, o instante em que você deve transmitir aos recrutadores que é o profissional ideal para a vaga e que fará a diferença.

Mas antes desse momento, existe a principal etapa que é a preparação. Fazendo uma analogia, a entrevista é o palco do artista. Para estar diante da plateia por alguns minutos, o ator antes, se preparou meses a fio.

Portanto, é preciso que além de estudar muito sua área de atuação, você também estude a empresa em que busca essa oportunidade. As pessoas querem comprar aquilo que precisam e não aquilo que queremos vender.

Para lhe auxiliar, deixo abaixo questões importantes formuladas pelo consagrado consultor de carreiras Gutemberg B. de Macêdo relatadas em seu livro – Guia de Sobrevivência Corporativa:

  • O que o qualifica para essa posição?

  • Você é capaz de se adaptar aos valores e às políticas de nossa organização?

  • Você é capaz de produzir os resultados que a empresa espera de você?
  • O que você pode agregar à nossa organização (a curto, médio e longo prazos) que nenhum outro candidato poderá agregar?

  • Por que devemos contratá-lo para essa posição?

  • Você procura um emprego ou um trabalho para empreender?

  • Você é capaz de caminhar uma milha a mais independentemente da situação?

  • Você age com profissionalismo em todos os ambientes e circunstâncias?
  • Você é capaz de solucionar problemas sempre que eles surgem?

  • Você é como um de nós?

Perceba que essas não são questões que serão necessariamente feitas, mas sim a mensagem que precisará transmitir ao recrutador durante a entrevista.

Responda à todas essas questões e treine muito. Simule como se estivesse em uma entrevista e se puder, utilize a câmera do seu computador para filmar-se. Lembre-se que a repetição é a mãe da habilidade.

E-book gratuito: um guia passo a passo para o profissional de TI criar a sua estratégia e conseguir uma recolocação de sucesso!Essa e outras dicas estão no e-book que criamos para ajudar profissionais no desenvolvimento de uma estratégia de recolocação profissional.

Junte-se aos milhares de profissionais de TI que já estão criando suas estratégias. Faça o download gratuitamente clicando aqui.

Share Button